Direito à felicidade vai virar Lei no Brasil

Está na fila de votação do Senado a proposta de Emenda Constitucional que inclui a busca da felicidade no Artigo 6º da Constituição. Se aprovado (duas vezes pelo senado e depois, finalmente, pela Câmara dos Deputados), o Artigo 6º vai ficar assim: “são direitos sociais, essenciais à busca da felicidade, a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o lazer a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados”. Hoje, o mesmo artigo começa assim: “São direitos sociais a educação, a saúde”.

Não viu muita diferença? É o seguinte… Essa emenda fará com que o Estado se comprometa a assegurar a felicidade a todos os cidadãos brasileiros, por meio de investimentos nos direitos listados no artigo 6º e também em ações mais amplas, que tenham como objetivo simplesmente nos fazer felizes (ou criar condições para tal).

A felicidade vem sendo, cada vez mais, um medidor importante: o FIB (Felicidade Interna Bruta) já está sendo usado para orientar políticas públicas e empresariais. Segundo estudo realizado em julho de 2010 pela revista Forbes e pelo instituto de pesquisas Gallup, o Brasil ocupa a 12ª posição no ranking dos 155 países mais felizes do planeta. Ainda não é suficiente para o Movimento Mais Feliz, que, entre outras ações, promoveu a criação da proposta de Emenda do Artigo 6º. Confira o vídeo da campanha do Movimento Mais Feliz:

[Youtube=http://www.youtube.com/watch?v=C8dtFRbj96M]

Do site: Planeta Sustentável.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s