Uncategorized

Publicidade à serviço das grandes causas

Direitos humanos, ajuda humanitária, promoção à saúde, proteções ambientais ou sociais, estes cartazes foram feitos por agências de publicidade diferentes, desejando impressionar o público. Para uma agência, trabalhando a serviço de uma grande causa, essa é muitas vezes uma oportunidade de mostrar sua criatividade. Algumas organizações se esforçam para criar imagens perturbadoras e provocar alguma reação nas pessoas.

Abaixo você descobre uma relação daquelas que mais me impressionaram. E no rodapé desse post, o link para outras que talvez possam abrir mais a sua mente.

“Pobreza não deve ser considerada uma sentença de vida.”

Acessem: The Salvation Army e Exército da Salvação.

“Preste atenção no trânsito quando estiver usando fones de ouvido.”

Conheça os programas da força policial australiana: NSW Police Force.

“Preparem-se, senhoras e senhores, meninos e meninas para o barulho do chicote contra as feridas abertas dos animais. Um grande aplauso para os aros de fogo, as lesões e os choques elétricos. Venham ver nossas famosas gaiolas e ouçam o tilintar das fortes correntes que não permitem escapar das sessões de treinamento infinitas. Sorria, aplauda e participe das rotinas repetitivas e coreografadas de animais deprimidos e sob grande stress. Toda a diversão do circo vai de cidade em cidade, expondo animais como caricaturas humanas. Palhaçadas à parte… e isso não é nem o começo da brincadeira… ‘Animais em circos; não seja parte desse show.'”

Várias campanhas já foram feitas contra esse abuso; e vários documentários mostram também, que nos dias de hoje, não são mais necessários animais para entreter o público… quem não já ouviu falar no Cirque du Soleil?

Do site: le Blog de Bango.

“Um clique pode mudar seu futuro. Use o cinto de segurança. | Dirija seguro, chegue seguro.”

O Gabinete de Segurança Rodoviária no Oeste da Austrália lançou uma campanha publicitária impressa lembrando a diferença feita pelo cinto de segurança. Os pôsteres mostram raios-X da cabeça, pescoço e coluna (como acima).

“A China está se preparando! Para garantir a estabilidade e harmonia no país durante os Jogos Olímpicos de 2008, o Governo Chinês continua a deter e hostilizar ativistas políticos, jornalistas, advogados, e pessoas ligadas aos direitos humanos.”

Apesar deste chamado ser um pouco antigo, a situação relacionada aos direitos humanos na China e demais países comunistas continua a mesma até hoje. O Governo Chinês nega todas as acusações, mas em mundo globalizado, quem ainda não consegue enxergar isso?! Para aqueles que querem abrir os olhos, a Anistia Internacional pede: “Estejam envolvidos!”

“Na Índia, milhares de mulheres são mortas todos os anos, simplesmente porque são mulheres.”

As mulheres sofrem abusos em toda parte do mundo, porém, na Índia elas são rejeitas já na barriga da mãe e sua vida de amargura começa logo após o seu nascimento (quando conseguem nascer). Ao longo da vida, recebem tratamentos humilhantes e, ao se casar sua vida piora ainda mais: precisam servir seus maridos, ir para a cama com todos os irmãos deles e quando não conseguem engravidar de menino é perigoso morrer de formas misteriosas e “acidentais”. Mais uma vez a Anistia Internacional luta por uma vida digna à estas mulheres, mas quando o país está arraigado em tradições e costumes antigos e discriminatórios, fica ainda mais difícil essa mudança. “Estejam envolvidos!” (Texto de Lilian Flavia Miranda) com adaptações.

“Quando você perde uma perna, você não perde apenas uma perna… Você perde a brincadeira com seus amigos; você perde a corrida de revezamento; você não consegue escalar uma árvore alta para pegar frutas, e nem jogar bola na praia; não pode pular alto ‘como um sapo’ com seus amigos na escola, e nem dançar uma música devidamente; você perde os jogos de basquete; não consegue experimentar os skates novos de seus amigos; não pode subir nas árvores e se imaginar sendo o Tarzan, nem mergulhar seus dedos dos pés na água gelada; não pode ajudar a vencer o cabo de força na escola, e nem copiar o pontapé de Kung-Fu que aprendeu na TV; você perde o jogo de amarelinha no pátio da escola, e o jogo de captura à bandeira; não consegue subir na árvore mais alta do parque, e nem fugir das meninas, quando elas querem te bater; você perde a disputa de carros de madeira feita na colina da praia, e os ensaios para o time de futebol; perde a competição com seus amigos escoteiros, e não pode jogar críquete com seus companheiros; não consegue correr pelos campos com suas pipas; nem brincar de esconde-esconde; você perde a oportunidade de ficar dependurado de cabeça pra baixo nos brinquedos do parque; não marca o gol da vitória para sua equipe; não consegue correr em dias quentes pela praia, e nem dar o salto mais alto de todos perante seus amigos; você perde as brincadeiras com seu irmão, não pode ganhar uma disputa de nado na piscina de casa e nem jogar frescobol na praia; não aprende a surfar nas férias de verão e nem a andar de cavalo; perde a dança de formatura da escola com seu par; não pode pular a cerca dos vizinhos e nem patinar no gelo; você perde também a brincadeira de pular corda e não pode calçar as botas de trabalho velhas de seu avô; sua irmã mais velha não irá pintar as unhas dos seus pés; não conseguirá correr atrás dos pássaros da praça e nem soltar o martelo no dedão do pé…”

12 bilhões: é o número de balas produzidas todos os anos. 8 milhões: é o número de armas de fogo produzidas a cada ano. + 2 mil: é o número de pessoas mortas por armas de fogo todos os dias! Não preciso dizer mais nada. Você pode ajudar a Anistia Internacional a ganhar a luta contra a minas terrestres, acesse Control Arms.

“Deseja salvar? (   ) Não salvar ( X ) Salvar”

World Wide Fund for Nature (WWF) é uma organização internacional não-governamental que trabalha com questões relativas à conservação, investigação e restauração do meio ambiente. É a maior organização de conservação independente do mundo, com mais de 5 milhões de adeptos, trabalhando em mais de 90 países, apoiando cerca de 1.300 projetos ambientais e de conservação ao redor do mundo. Com a missão de “deter e reverter a destruição do nosso meio ambiente”, a WWF está se esforçando para fazer deste mundo um lugar melhor.

“Cintos de segurança mantém as pessoas juntas.”

O Conselho Distrital de Rodney, na Nova Zelândia, está incentivando os condutores a utilizar seus cintos de segurança com uma campanha publicitária em que pessoas são obscurecidas de vista em fotografias em grupo. Conheça seus programas sociais nessa página.

“Nós não possuímos doadores suficientes.”

Campanha da Associação Nacional (Americana) para o Transplante de Órgãos! “Qualquer pessoa pode doar órgãos. Nenhuma religião é contra a doação. Pelo contrário, toda religião apóia o amor aos outros, que inclui o ato de doar-se. Para um transplante de órgãos, só importa a compatibilidade entre você e as várias pessoas que esperam um coração, um pulmão, um rim. Uma vida.” E esse é mote da campanha da ADOTE – Aliança Brasileira pela Doação de Órgãos e Tecidos. Seja um doador, avise sua família!

“Bebê à bordo! 80% dos cintos de segurança infantis são instalados incorretamente.”

Campanha bastante ilustrativa da Prefeitura de Toronto, no Canadá.

“Animais não são brinquedos. Por favor, pense antes de comprar um animal de estimação para seus filhos”

A cada ano centenas de animais são abandonados porque seus donos cansaram de brincar com eles. Animais não são brinquedos! Acessem a ANDA – Agência de Notícias de Direitos Animais, e a RSPCA – Royal Society for the Prevention of Cruelty to Animals.

“Você pode perder mais do que somente sua paciência.”

Sempre acreditei que se você quer dar uma mensagem direta, falar de um problema ou aconselhar a população dos perigos de alguma coisa seja o mais direto, frio e, se possível, chocante. Se é pra falar de um problema, não enrole. Seja direto. A DDB da Polônia foi por esse ponto e criou essas peças de alto impacto (sem trocadilho, por favor) para Good Parent. Impossível ficar insensível depois de ver isso. (Mensagem de Silvio César)

Fonte: Le Blog de Bango (aqui você encontra mais 73 mensagens publicitárias)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s