Curiosidades geográficas que provavelmente você não sabia

Nosso planeta está repleto de muitas anomalias geográficas, geológicas e também muitos segredos. Tantos que talvez nunca poderemos desvendar a todos! Essa é uma lista dos 15 fatos mais incomuns ou definitivamente bizarros relacionados à geografia, geologia e à Terra em si.

Llanfairpwllgwyngyllgogerychwyrndrobwyllllantysiliogogogoch é o mais longo nome de uma vila no mundo (e o terceiro maior nome geográfico)! Está localizada no País de Gales, e sim, há quatro l’s juntos em uma só linha!

Lesoto, Vaticano e San Marino são os únicos países completamente cercados por outros países. Lesoto é fica no meio da África do Sul, e o Vaticano e San Marino são completamente cercados pela Itália.

A temperatura mais quente registrada na Terra é em El Azizia, na Líbia: 58º C, a mais fria foi de -92º C em Vostok, na Antártida. A média mais quente é no oeste da Austrália, que é de 35,5º C durante todo o ano, em média.

A Cidade do Vaticano é o menor país do mundo, com apenas 0,44 quilômetros quadrados. Que é ainda menor que uma cidade média! O maior país é (surpresa, surpresa!) Rússia!

A maior cidade do mundo (com base na área de superfície) é Hulunbuir, na Mongólia, com 263.953 quilômetros quadrados (é praticamente metade do estado de Minas Gerais).

Embora o Monte Everest seja a maior altitude em termos do nível do mar, o Monte Chimborazo no Equador é o mais próximo da Lua (isso porque a Terra é mais larga na altura do Equador!). As Fossas das Marianas são o lugar mais profundo no planeta, alcançando 11 km abaixo do nível do mar.

San Marino afirma ser a mais antiga república constitucional do mundo. Foi fundada no ano 301 d.C. por um pedreiro cristão que fugia de uma perseguição do imperador Diocleciano. Sua constituição é datada de 1600 d.C., a mais antiga escrita no mundo.

O buraco mais profundo já perfurado pelo homem é o Kola Superdeep Borehole, na Rússia. Foi perfurado com objetivos científicos, chegando a uma profundidade de 12.261 metros. O projeto foi abandonado após a descoberta de um enorme depósito de hidrogênio, que ameaçava explodir caso se tentasse ir mais fundo.

O segundo maior nome geográfico no mundo é “Taumatawhakatangihangakoauauotamatea turipukakapikimaungahoronukupokaiwhenuakitanatahu” (85 letras), dado a uma colina na Nova Zelândia. Essa é uma frase maori que significa: lugar onde Tamatea, o homem com os joelhos grandes, que escorregou, subiu e engoliu montanhas, conhecido como comedor de terras, tocou sua flauta para sua amada. Foi a mais longa até recentemente (embora o Guinness ainda o considere o mais longo), suplantado por “Krung Thepmaha Nakorn Amorn Ratanakosinmahintarayutthayamahadilokphopnopparatrajathaniburirom Udomrajaniwes mahasat Harn Amornphimarnavatarnsathitsakkattiyavisanukam prasit” (163 letras), na Tailândia.

O Alasca é o estado mais ao norte, leste e oeste de toda a América. É também o único estado que entra no Hemisfério Oriental.

Entre 1811 e 1812, três terremotos medindo cerca de 8 graus na escala Richter, fizeram o Rio Mississipi fluir para trás. Estes terremotos também criaram o lago Reelfolt, no Tennessee.

O local com o nome mais curto é Å, localizado na Noruega. Na língua escandinava, Å significa rio. A imagem acima é uma das recentes placas de trânsito da área, que são frequentemente roubadas.

A Dorsal Meso-Atlântica é a cadeia de montanhas mais longa da Terra, com cerca de 11.300 km. Ela está localizada no meio do Atlântico, e a Islândia é o único país de que faz parte nessa cadeia, por se posicionar acima do oceano. Já os Andes formam a cordilheira mais longa acima do nível do mar, com 7.000 km.

Monte Circeo, na costa ocidental da Itália já foi conhecido como Aeaea (cinco vogais em uma fileira sem consoantes). Acreditava-se que na mitologia romana, esse monte era a casa da bruxa Circe. Outros locais nomeados apenas com vogais são: a cidade de Aiea, no Havaí, e uma das Ilhas Marquesas, chamada Eiao.

As geleiras armazenam entre 70% e 80% de toda a água doce do planeta. 99% das geleiras estão nos pólos, formados pelo Círculo Ártico e a Antártida.

Fonte: Amazing Data (tradução livre).

Anúncios

3 comentários em “Curiosidades geográficas que provavelmente você não sabia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s