Fotógrafa parcialmente cega nos ensina a enxergar

É a luta do homem neste planeta emaranhado o que mais me fascina.

A frase é de Lygia Fagundes Telles, mas eu sempre senti como se fosse minha também.

Há poucos dias, quando conheci o lindo projeto “With a Little Sound”, foi exatamente esse o sentimento que me tomou: o de maravilhamento com a capacidade de resiliência do ser humano. Não apenas de sobreviver, mas de se reiventar. A pulsão de vida imperativa que algumas pessoas possuem, não importa os obstáculos externos. Nem os internos.

O que dizer de uma fotógrafa parcialmente cega que, embora não possa enxergar bem como a maioria de nós, ainda assim pode nos mostrar o mundo com toda a beleza que, com dois olhos saudáveis, por tantas vezes não conseguimos ver?

Pois bem. É isso que faz Amy Hildebrand, que é albina e só enxerga algumas cores e formas. Quando passou a enxergar sombras, começou a fotografar e se lançou a esse desafio: publicar uma foto por dia, por mil dias. O sonho já é real e caminha para o grand finale – são hoje 929 931 fotos e é difícil escolher a mais bonita ou a mais singular.

E aqui eu me lembro de uma outra frase que me marcou: em “Cisne Negro”, o personagem de Vincent Cassel diz ao de Natalie Portman, em um dos momentos mais emocionantes do filme:

The only person standing in your way is you.

Da próxima vez que você sentir que não consegue fazer alguma coisa, espero que se lembre da Amy e de seu exemplo: o impossível não existe.

Quer ver mais fotos? Acesse o site da Amy… e tem um pouco mais após o jummmp!

Dica do Update or Die! (como sempre, hehehe). Texto de Fabiane Secches.

Deixe um comentário

