Uncategorized

Praia de Vidro – Um lixão que você vai querer visitar

Antes que você diga algo sobre o conteúdo deste artigo, eu odeio pessoas bagunceiras. E vou julgá-lo se você for preguiçoso demais para reciclar seu próprio lixo. Também odeio poluição, e a morte de nossos frágeis ecossistemas… e todo o resto. Contudo, e com ressalvas, Glass Beach (Praia de Vidro) em Fort Bragg, Califórnia, é o incrível resultado do desperdício humano e da resiliência da natureza. Estive procurando por pequenos locais para viajar, e explorar, e me deparei com este pedaço de paraíso multicolorido da costa oeste americana. Atualmente, Glass Beach é uma parte protegida do Parque Estadual MacKerricher, mas em 1949, era um aterro sanitário sem restrições. Por 18 anos, as pessoas deixaram de se maravilhar com os penhascos, o oceano e toda a beleza do mundo natural, jogando sua m*** ali!

Eventualmente, o governo Californiano percebeu que a sucata, aparelhos eletrônicos, substâncias tóxicas, aparelhos de barbear e cacos pontiagudos de vidro dentro da água eram uma má idéia, e procuraram outro local de despejo. As praias em falésias estavam poluídas, desordenadas e em ruínas, e foram tratadas para se tornarem apenas um esquecido “erro do passado”. Apesar de nossa manipulação, obviamente brilhante, da situação, a Mãe Terra também tinha alguns truques na manga, e passou os próximos 30 anos modelando as bordas recortadas da nossa insensibilidade e deixando para trás pedrinhas brilhantes de vidro polido. Como as margens cresceram em praias deslumbrantes, o governo percebeu que os turistas estavam visitando-a para recolher o vidro e ver as areias do arco-íris que refletiam o Sol e, rapidamente, anexaram o litoral em um parque nacional. O resultado? Glass Beach é agora um tesouro protegido que estou morrendo de vontade de visitar. Enquanto eu só posso imaginar a visão das cores de vidro translúcido girando no Sol, fico imaginando se tiro ou não meus sapatos.

Tradução livre (com ajuda do Google Tradutor!) do original escrito por Gina, para a Unfinished Man! Indicação do Stumble!

Um comentário em “Praia de Vidro – Um lixão que você vai querer visitar

  1. Grande Dudu, agora estou conseguindo comentar. Simplesmente sensacional, essa praia! Sabe que as pessoas para quem mandei o seu email me responderam dizendo que ficaram com vontade de visitá-la? E eu também fiquei… Abração!

    Curtir

Deixe um comentário

