O poder transformador da música

asd
Eu me “curo” através da música o tempo todo.

É o que me faz acordar, o que me faz levantar a cabeça, o que me ajuda a alimentar minhas motivações, o que me faz chorar, o que define meu estado de espírito e é como eu divido o que sinto. É minha terapia e válvula de escape (é onde me sinto bem). Não sei viver sem. E tenho certeza que, se você pensar bem, com você também é assim.

Fiquei tocado com a dica do leitor Cayo Costa, que assistiu sobre o documentário ontem no Manhattan Connection e fez  a gentileza de mandar a dica por email (valeu Cayo!).

O documentário ALIVE INSIDE faz parte do projeto Music & Memory de Dan Cohen. Projeto que leva, diariamente, música para idosos e doentes na tentativa de melhorar um pouco o dia-a-dia deles. Ouvir música é uma das experiências mais profundas que passamos, constrói uma conexão poderosa. O filme mostra a beleza da descoberta deste poder. Poder que pode despertar mentes consideradas dormentes e em processo de deteriorização.

O trecho acima conta um pouco da experiência com Henry Dryer, de 92 anos (um dos sete pacientes do documentário). Dryer sofre de Alzheimer e hoje, infelizmente, não reconhece nem a própria filha. O que o prazer de ouvir uma música faz com ele é especial. Ele se transforma (reparem como parece que ligaram a mente dele).

“I’m crazy about music, gives me the feeling of love”, Dryer repete.

O neurologista Oliver Sack, estudioso sobre os efeitos da música no cérebro, diz, impressionado, que Henry se conectou mais uma vez com ele mesmo e lembrou quem ele é.

Fonte: Update or Die!

Deixe um comentário

