Laboratórios da Vida

Acho que esse é o primeiro post pessoal que publico. Apesar de sempre plagiar (com o devido crédito) as descobertas e maquinações de outras pessoas, comecei a tomar gosto pela escrita como forma de comunicação própria.

Pois bem, vou explicar como esse texto começou. Sempre fui amante da ciência, da busca pela informação e da curiosidade pura e simples, que não julga ou impõe prerrogativas, mas que simplesmente aprecia a beleza da natureza: esse emaranhado de sistemas biológicos, geológicos e astronômicos. É estranho pensar que um único grão de areia FAZ PARTE de um sem-fim de estrelas dispostas fisicamente pelo universo!

O princípio antrópico afirma que se você quiser explicar o porquê de o universo existir do jeito que é, a resposta será que o universo deve ter qualidades que permitam a existência de seres inteligentes capazes de fazer a pergunta. ~ Sheldon Cooper ((=

A indicação dos três sites abaixo vem de acontecimentos bastante díspares, mas que possuem sua correlação com o objetivo em si desse texto. São pequenos laboratórios virtuais, onde podemos aprender, e, ao mesmo tempo, no entreter durante horas em frente à tela do computador (pelo menos foi esse o meu caso!).

Powder Game

Imagine o fenômeno que ocorre quando o vento sopra as folhas que caem de uma árvore. Imagine que esse “fenômeno” pode ser modificado à sua escolha, acrescentando ainda: água, fogo, terra e uma quantidade de elementos que interagem e se transformam dinamicamente dentro de um pequeno retângulo. Essa é a função do “jogo”!

As funcionalidades são bem simples, o jogo funciona em caracteres de 8bits e é auto-instrutivo: você escolhe o que quer fazer e põe sua criatividade pra trabalhar. Não vou incluir nenhum print-screen, vamos ver se consegui induzir sua criatividade à clicar no link que dá acesso à página!

spielzeugz.de/lab

Softwares que simulam partículas não são difíceis de encontrar na internet, mas este em especial se diferencia daquele que citei acima simplesmente por lhe proporcionar a possibilidade de controlar um sistema quântico gravitacional. RÁ! Que loucura isso que acabei de escrever, mas deixe-me simplificar: imagine o ponteiro do seu mouse como uma força que atrai pequenas partículas dentro de um espaço limitado (a tela do seu computador) e que se movem de acordo com a sua vontade. Leva-se um tempo pra conseguir controlar, mas não fica difícil entender física de uma maneira divertida!

O mesmo site produz ainda um sistema de linhas que tem o mesmo objetivo:

É só clicar nas imagens para acessar!

Explore

Já conheço o Brain Pickings há algum tempo e sempre achei seus textos extraordinários; com o advento moderno do minimalismo do conhecimento e o sucesso que o Tumblr vem adquirindo com seus mini-blogs, Maria Popova teve uma ótima sacada em unir essas duas coisas, criando o Explore! Um site que reúne ciência, tecnologia, história e informação de uma forma resumida e direta. “Um mecanismo de descoberta e conhecimento, alimentado por uma curiosidade inter-disciplinar.”

Os sites são todos em inglês, e, se você tiver algum problema com isso… bem, sugiro se informar um pouco mais!

Fonte: <Meus Favoritos> ((=

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s