Conheça a arte irônica e conceitual de Ole Ukena

Ole Ukena é um artista conceitual alemão que, utilizando vários meios e ferramentas nas suas obras, não dispensa o valor da linguagem. Através de símbolos ou textos, ele joga ironicamente com os nossos padrões e espera que seja o espectador a concluir o trabalho, interpretando-o.

O sinal da paz feito com 12 mil soldados de brinquedo. Um banco com pregos espetados que, em conjunto, escrevem a palavra ‘trust’ (‘confiança’). Irônico, não? Os materiais utilizados por Ukena servem como metáfora de um trabalho enigmático mas extremamente desafiador.

Veja algumas das obras mais marcantes do artista:

In the Absence of War (Na Ausência de Guerra): O que de longe parece ser uma bandeira de paz revela-se como uma enorme zona de guerra preenchida com 20.000 soldados de brinquedo se aproximando do centro da obra.

OleUkena1

OleUkena2

OleUkena3

OleUkena4
Handy Evolution (Evolução com as Mãos): A série de sete mãos hiper-realistas que crescem fora de vasos regulares representam as diferentes fases da atitude humana em relação à vida, desde o momento do nascimento até o dia da morte.

OleUkena7
Trust (Confiança): Mais de 15.000 pregos foram martelados em cima de uma estrutura de madeira que evoca referências às “camas” de faquires indianos. Nem todos estão apontando o lado cortante para cima, alguns são virados de cabeça para baixo refletindo à luz de uma maneira diferente e criando desta forma o deslumbramento da palavra confiança. O ato de colocar os pregos de cabeça para baixo pode ser interpretado como uma metáfora para mudar a perspectiva em relação às coisas que causam dor. Nesta obra o que potencialmente fere torna-se uma estrutura de suporte.

OleUkena8

OleUkena9

OleUkena10
The Weight of the Present Moment (O Peso do Momento Presente): Tijolos dourados são cuidadosamente montados em um único bloco e envolto por uma fita vermelha, criando a aparência de um presente que está aguardando para ser descoberto.

OleUkena13

OleUkena14
~ Texto do Hypeness. Descrições das obras traduzidas livremente do próprio site do artista.

Anúncios

Um comentário em “Conheça a arte irônica e conceitual de Ole Ukena”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s