Uncategorized

O que aprendi no coração da vida

Depois do vídeo sobre a diferença entre amor romântico e amor genuíno, confira a entrevista completa com Jetsunma Tenzin Palmo. Destaco duas falas:

“Se não tivermos outras pessoas, como poderemos praticar? Como poderei aprender a superar a raiva se não tiver ninguém para me irritar? É muito fácil ser paciente quando você está praticando totalmente sozinho.”

“Se estiver muito esgotado, com muita coisa acontecendo, traga a atenção de volta para a respiração. Nós estamos sempre respirando. Não toma tempo algum. Mas normalmente não estamos conscientes da respiração. No momento em que tomamos consciência da respiração, estamos no presente, estamos aqui. Não é?”

Jetsunma Tenzin Palmo é uma mulher poderosa! Nasceu na Inglaterra e foi para a Índia com 20 anos, virou aluna de Khamtrul Rinpoche, viveu 12 anos em retiro numa caverna no Himalaia, tornou-se a segunda mulher ocidental ordenada no budismo tibetano (escola Drukpa Kagyu) e fundou um monastério de monjas, onde é a responsável hoje em dia, além de oferecer palestras e retiros pelo mundo todo. Com uma linguagem simples e um foco na vida cotidiana, sem discursos eruditos, ela é uma grande professora, recomendada por Sua Santidade o Dalai Lama e Alan Wallace.

Conseguimos entrevistá-la durante sua primeira visita ao Brasil, em um hotel próximo ao aeroporto de Guarulhos, em meio a uma agenda bem apertada de ensinamentos: Nova Deli, Londres, Recife e depois Cidade do México. Seus 71 anos não são suficientes para reduzir sua energia. Nunca vi uma mulher tão doce e tão dura, tão cortante e tão acolhedora ao mesmo tempo — antes de conhecê-la, eu achava que eram qualidades opostas:


~ Gustavo Gitti para o Papo de Homem, mensagem e vídeo recebidos por e-mail.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s