Início > Uncategorized > 10 partes do corpo com nomes esquisitos (que você provavelmente não conhece)

10 partes do corpo com nomes esquisitos (que você provavelmente não conhece)

Você com certeza já acertou o hálux na quina da mesa ou fica incomodado quando alguém mexe na sua columela. E pode até não saber, mas é dono de não só uma, mas duas carúnculas. O corpo humano é mesmo uma caixinha de surpresas – e elas não estão ligadas apenas a aspectos biológicos. Para ajudar a desvendar alguns destes mistérios (sem ter que recorrer ao dicionário), listamos 10 partes do corpo com nomes esquisitos que você provavelmente não conhece:

dedao-halux

HÁLUX: Dá um joinha aí! Para você, ele pode ser apenas um dedão mas, oficialmente, o dedo grande do pé (ou “primeiro pododáctilo”, em cientifiquês) se chama hálux, ou halo.

lunula-unha

LÚNULA: Em 2010, a moda era deixar a lúnula de fora! Lúnula, ou “meia-lua”, é o nome que recebe a região esbranquiçada localizada na base da unha. Caso esteja curioso (ou interessado em ampliar seu vocabulário), a outra meia-lua esbranquiçada que se forma no topo da unha conforme ela cresce é chamada “borda livre”.

FILTRO: Por baixo do bigodinho, Charles Chaplin esconde seu filtro labial – nome dado para a depressão vertical localizada entre o nariz e o lábio superior.

FILTRO: Por baixo do bigodinho, Charles Chaplin esconde seu filtro labial – nome dado para a depressão vertical localizada entre o nariz e o lábio superior.

campainha-uvula

ÚVULA: Para chamar o Juca é só tocar a campainha. Popularmente chamada de sino ou campainha, úvula é o nome oficial do pequeno apêndice cônico situado na parte posterior da boca. Além de sinalizar para o corpo que comida está sendo ingerida e desempenhar papel importante na fonação, tocar a úvula pode estimular o reflexo de vômito.

glabela

GLABELA: A glabela da Débora Falabella. Não precisa franzir o cenho, a gente explica: glabela é o nome que recebe a região da face localizada acima do nariz e entre as sobrancelhas.

eponiquio-cuticula

EPONÍQUIO: Manter o eponíquio intacto é a opção mais segura para quem não curte tanto lavar as mãos. Eponíquio é o nome (bem) menos popular da cutícula, importante camada de pele que protege a região de bactérias.

CARÚNCULA: Diante dos olhos de Zooey Deschanel, ninguém presta atenção nas carúnculasO nome esquisito vem do latim caruncula, que significa “pedacinho de carne”. A carúncula lacrimal é a pequena saliência rósea situada no ângulo interno do olho.

CARÚNCULA: Diante dos olhos de Zooey Deschanel, ninguém presta atenção nas carúnculas. O nome esquisito vem do latim carúncula, que significa “pedacinho de carne”. A carúncula lacrimal é a pequena saliência rósea situada no ângulo interno do olho.

columela

COLUMELA: Um divisor de águas. No meio das narinas tinha uma columela, tinha uma columela no meio das narinas. Apesar do nome estranho, columela nada mais é do que a parte externa (e carnuda) do septo nasal que divide as ventas.

TRAGO: Os amantes de piercings com certeza conhecem o nome dessa pequena saliência localizada no ouvido externo. Estudos indicam que, devido ao seu posicionamento, o trago (também conhecido como tragus) ajuda na audição coletando os sons que vêm de trás.

TRAGO: Os amantes de piercings com certeza conhecem o nome dessa pequena saliência localizada no ouvido externo. Estudos indicam que, devido ao seu posicionamento, o trago (também conhecido como tragus) ajuda na audição coletando os sons que vêm de trás.

GNÁTIO: O inconfundível gnátio de John TravoltaA característica covinha do ator está localizada bem perto de seu gnátio – segundo a Enciclopédia Médica, este é o nome que recebe o ponto inferior da mandíbula, localizado na linha média do rosto.

GNÁTIO: O inconfundível gnátio de John Travolta. A característica covinha do ator está localizada bem perto de seu gnátio – segundo a Enciclopédia Médica, este é o nome que recebe o ponto inferior da mandíbula, localizado na linha média do rosto.

P.S.: Vale lembrar os três ossinhos do ouvido interno: Bigorna, Estribo e Martelo!

~ Indicação via Twitter da SuperInteressante.

  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: