Início > Uncategorized > ¡Dia de los Muertos!

¡Dia de los Muertos!

Com o cristianismo, antigas civilizações na América perderam suas tradições acusadas de paganismo e foram substituídas por tradições sem nenhum laço com suas crenças e costumes. Entretanto, muitas conseguiram sobreviver, e entre essas o ‘Dia de los Muertos’ no México possui grande riqueza, o que o torna diferente de qualquer outra cerimônia e se destaca por seu colorido e significados.

O que é considerado macabro na maioria das culturas do mundo, no México é motivo de festa. O ‘Dia de los Muertos’ tem origem nas civilizações indígenas. Entre todas as crenças e tradições destacam-se as da cultura asteca, que dedicavam grandes cerimônias a seus mortos, durante as quais ajudavam-os a chegar ao seu destino final e era celebrado no dia 3 de outubro, mas foi modificado com a chegada dos espanhóis, passando a coincidir com o Dia de Finados em 2 de novembro. Na celebração, festas, comidas, altares e decorações são preparados conforme o gosto das pessoas próximas falecidas, pois a crença diz que na ocasião eles retornam para visitar os familiares. Nada melhor que receber quem se gosta com uma mesa farta.

Velas iluminam os cemitérios na noite da passagem, e as flores, especialmente os Mal-Me-Queres, enfeitam os altares, assim como as caveirinhas feitas de doce e as comidas favoritas do morto. Uma noite repleta muito mais de respeitosa alegria do que dor ou assombro. ~ Tamara Baranov para o GGN.

O artista Isaac Cordal, conhecido por sua criação e colocação de figuras em miniatura de cimento em locais públicos em todo o mundo, criou uma obra denominada Eclipses. As peças, espalhadas em 2013 pela cidade de Chiapas, no México, muitas vezes aparecem em cenas de luto ou desespero, e, embora o significado por trás de cada escultura minúscula é intencionalmente ambíguo, é impossível olhar para cada peça sem imaginar uma história.

cement_eclipses_isaac_cordalDSC05971

cement_eclipses_isaac_cordalDSC08056-Recovered

cement_eclipses_mexicoDSC04785

cement_eclipses_mexicoDSC05248

cement_eclipses_mexicoDSC05262

cement_eclipses_mexicoDSC05283

cement_eclipses_mexicoDSC07651

cement_eclipses_mexicoDSC07943

cement_eclipses_mexicoDSC08003

~ Vi no Colossal.

  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: